Ponte de 12 km vai ligar Salvador à ilha de Itaparica

Construção de R$ 7 bilhões terá 700 m de trecho estaiado e 160 m de extensão móvel para a passagem de grandes embarcações

A capital da Bahia e a ilha de Itaparica serão ligadas por uma ponte de aproximadamente 12 km de extensão. A obra foi projetada pelo consórcio formado pela OAS, Camargo Corrêa e Odebrecht Transport e deve custar R$ 7 bilhões.

Divulgação: Governo da Bahia

Trecho estaiado terá 700 m de extensão

Outro trecho importante da ponte é um espaço móvel, por onde a estrutura das vias rodará sobre o próprio eixo para permitir a passagem de volumes maiores, como plataformas de petróleo, por exemplo. Esse trecho deverá ter um vão de 160 m e interromperá o tráfego quando estiver funcionando.
A ponte terá seis faixas de tráfego e duas de acostamento, com 27 m de largura. O trecho estaiado terá 700 m de extensão, 70 m de altura e 25 m de profundidade, permitindo a passagem de grandes embarcações. Esse vão será sustentado por dois mastros de estrutura triangular, seguindo a inclinação dos estais. No topo dos mastros haverá um mirante, que será acessado por bondinhos.

Cada pilar da ponte deverá ter entre 200 e 250 m de distância entre si, para garantir a vista da paisagem da baía. A construção deve ser iniciada em 2014, com conclusão prevista para 2018.

A partir da ponte, será construído o Sistema Viário Oeste, proporcionando a duplicação das BA’s 001 e 046, nos trechos entre Bom Despacho, Nazaré e Santo Antônio de Jesus. Será ainda implantada nova rodovia ligando os municípios de Santo Antônio de Jesus e Castro Alves e, a partir daí, a duplicação da BA-493 até o entroncamento com a BR-116.

Divulgação: Governo da Bahia

Ponte terá aproximadamente 12 km de extensão

 

Divulgação: Governo da Bahia

Mastros terão mirantes no topo

Fone: Mauricio Lima – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s