Contratações devem aumentar em 2012

Pesquisa de expectativa de emprego aponta crescimento de vagas no primeiro trimestre

Marcelo Scandaroli

Constratações devem aumentar 36% na construção, segundo levantamento da Manpower

Para empregadores brasileiros, as contratações no primeiro trimestre de 2012 devem continuar estáveis, aumentando-se o número de postos de trabalho. Dos empregadores ouvidos, 40% esperam aumentar o quadro de funcionários e 7% preveem diminuição, em uma média de expectativa líquida de emprego de +36%.

O setor da construção também tem uma expectativa positiva, de +36%. A expectativa do setor é 5 pontos percentuais menor que do trimestre passado, em uma decrescente que vem desde o começo do ano. Porém, no comparativo ano a ano, houve aumento de dois pontos percentuais.

Fonte: Manpower

Entre os outros setores, os mais otimistas são os de Serviços (+45%) e Transportes e Serviços Públicos (+43%). Mesmo o setor menos otimista, da Indústria, a expectativa líquida de emprego é positiva, de +12%. Comércio Atacadista & Varejista tem +37% e a expectativa é de +30% para os demais setores: Administração Pública / Educação; Agricultura, Pesca & Mineração; e Finanças / Seguro Imobiliário.

O Estado do Rio de Janeiro tem as maiores expectativas de contratação, de +44%. Minas Gerais tem +31%, Paraná +30% e o Estado de São Paulo apresenta +27%. A cidade de São Paulo está mais otimista que o Estado, com expectativa de +34%.

“Ainda que o Governo Federal reduza a expectativa de criação de empregos e a estimativa do PIB, as intenções de contratações no Brasil são as mais otimistas das Américas. Especialmente os empregadores do Rio de Janeiro estão confiantes com eventos como Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, afirma Ricardo Barberis, CEO da Manpower Brasil.

A pesquisa para o primeiro trimestre de 2012 foi realizada por meio de entrevistas com aproximadamente 65 mil diretores de recursos humanos e gerentes seniores de contratações de organizações públicas e privadas de 41 países e territórios. No Brasil, foram ouvidos 851 empregadores.

Globalmente, as expectativas de emprego para o primeiro trimestre são positivas em 31 dos 41 países e territórios. As intenções de contratação para os primeiros três meses do ano são mais fortes na Índia, Brasil, Taiwan, Panamá e Turquia e mais fracas na Grécia, Hungria e Itália, estes últimos com expectativa de redução de quadro de funcionários.

Fonte: Luciana Tamaki – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s