Redução do IPI para materiais de construção é prorrogada até o final de 2012

Materiais como cimentos brancos, tintas à base de polímeros acrílicos ou vinílicos, argamassas e concretos continuam com IPI zero por mais um ano

Marcelo Scandaroli

Cimento é um dos materiais incluídos na medida

O Governo Federal decidiu prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais de construção até o final de 2012. A medida está no decreto 7.660/2011, publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de dezembro.

Na lista dos materiais com IPI zero estão cimentos brancos (mesmo corados artificialmente); cimento comum; tintas à base de polímeros acrílicos ou vinílicos; vernizes; argamassas e concretos não refratários; dobradiças; chuveiro elétrico; Banheiras, boxes para chuveiros, pias e lavatórios de plástico; telhas em aço galvanizado; ladrilhos e placas (lajes) de cerâmica para pavimentação ou revestimento, vidrados ou esmaltados, entre outros.

Já os disjuntores terão IPI de 10%, os indutos utilizados em pintura de 2%, e os aditivos preparados para cimentos, argamassas ou concretos e outras guarnições, ferragens e artigos semelhantes para construções de 5%.

Em nota oficial, o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz, apoiou a medida. “Desde o início do ano o setor de material de construção não vinha tendo o desempenho esperado. Tivemos que rever as nossas expectativas de crescimento em função deste desempenho aquém do previsto. Uma eventual volta do IPI poderia encarecer ainda mais os produtos ao consumidor final e isso acarretaria possivelmente maior queda de vendas”, defende.

Para acessar o decreto, clique aqui.

Fonte: Ana Paula Rocha – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s