Empréstimo para reforma de imóveis fica mais barato

Nova linha com recursos do FGTS permitirá tomada de até 20.000 reais para compra de materiais de construção com juros de 12% ao ano – a metade dos atuais

Homem conserta telhado

Reforma: subsídio do FGTS vai derrubar juros para materiais de construção

O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação de uma nova linha de crédito com juros subsidiados para a compra de materiais de construção. Os interessados poderão tomar até 20.000 reais com um custo efetivo (já incluindo os juros e todas as taxas) de 12% ao ano – metade do que costuma ser cobrado no mercado hoje em dia. O prazo de pagamento é de até 120 meses.

Não há limite de renda para tomar esse tipo de empréstimo. O dinheiro, no entanto, só está disponível para a reforma de residências próprias com valor de até 500.000 reais. Os recursos, portanto, devem chegar à maioria da classe média, mas as pessoas de alta renda serão excluídas caso possuam imóveis de valores elevados.

O dinheiro só poderá ser tomado pelos cerca de 33 milhões de trabalhadores que possuem conta no FGTS e contribuem mensalmente com o fundo. Inicialmente o conselho vai colocar 300 milhões de reais do FGTS à disposição dos interessados. Se houver forte demanda, esse montante pode ser ampliado para 1 bilhão de reais.

A Caixa Econômica Federal começará a oferecer a linha de crédito em 30 dias. Futuramente, não há impedimento para que o Banco do Brasil e outros bancos privados também repassem o dinheiro do FGTS aos clientes.

O empréstimo poderá ser utilizado tanto para a reforma quanto para a ampliação e a melhoria de imóveis. Quem quiser tomar dinheiro para comprar equipamentos de aquecimento solar para a residência, por exemplo, terá esse direito. Em geral, empréstimos para reformas possuem um valor médio de cerca de 8.000 reais no Brasil.

Fonte: João Sandrini, de 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s