Dominique Perrault utiliza fachada “ondulada” de vidro em remodelação de edifícios

Novo desenho se relaciona com a geometria hexagonal das torres

Divulgação: DPA

O arquiteto francês Dominique Perrault será o responsável pela reforma das Torres Pont de Sèvres, em Paris, tornando os três edifícios novos pontos de referência na cidade, através da utilização da iluminação. O arquiteto já tinha realizado um projeto de requalificação das torres em 2007, mas, nessa segunda leitura, Perrault cria um edifício que se relaciona melhor com a arquitetura da região.

 “O projeto recupera as virtudes de uma arquitetura simples e cria as conexões necessárias com a cidade, que se forma nos vestígios industriais da França”, diz o escritório. Esse novo desenho mantém uma ligação com a geometria das torres, que se formam a partir de três hexágonos cada, e com as diferentes alturas entre elas.

Primeiramente, o projeto do arquiteto é transformar as linhas verticais da fachada do edifício em linhas horizontais. A ideia é transformar um pedaço da fachada de cada torre em uma fachada “oblíqua” de vidro, que dá uma característica ondulada para essa área. Isso será feito com a colocação de uma segunda camada de vidro. Desse modo, essa parte da fachada se diferenciará da fachada envidraçada lisa que caracteriza os edifícios. Em alguns pontos, haverá também novas platas metálicas, para dar movimento à fachada.

Essa nova fachada dará uma noção de altura de cada edifício para as pessoas que passam pelo complexo, além de multiplicas as reflexões em todas as perspectivas. Esse espaço com nova fachada será iluminado entre as duas fachadas, para criar um ponto de referência.

Será criado também um novo lobby, que terá uma cobertura feita de aço inoxidável e terá uma grande fachada de vidro, permitindo a visualização de todo o interior. Esse lobby conecta as torres em três níveis diferentes, além de oferecer grandes espaços de recepção e de serviços, como academia, restaurante, cafés e centros de conferência.

A obra deverá ser iniciada no terceiro trimestre deste ano, com duração prevista de aproximadamente 24 meses.

Divulgação: DPA

Divulgação: DPA

Divulgação: DPA

Divulgação: DPA

Divulgação: DPA

Fonte: Maurício Lima – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s