CNPq vai oferecer 12 mil bolsas de iniciação científica na área de engenharia

Programa realizado em parceria com a Vale tem investimento previsto de R$ 24 milhões

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deve publicar em março um edital para o oferecimento de 12 mil bolsas de iniciação científica no âmbito do programa Pró-Engenheira, destinado a estudantes de graduação de todas as áreas de engenharia, alunos do ensino médio e a professores orientadores.

Segundo o conselho, deverão ser investidos R$ 24 milhões no programa, com a intenção de dobrar o número de bolsas existentes, que é de 6 mil. O objetivo por parte do governo é aumentar o interesse dos estudantes do ensino médio pelas engenharias, diminuir a evasão do curso nas universidades e melhorar a formação de futuros profissionais na área.

Com as bolsas, o conselho espera diminuir o déficit de engenheiros no país. De acordo com o diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Guilherme Sales Melo, faltam no mercado de trabalho especialmente engenheiros civis, de minas, de petróleo e gás, navais e de computação.

O valor será proveniente de uma parceria com a mineradora Vale, sendo que serão oferecidas ofertas de bolsas em todo o país, mas com preferência para instituição das regiões Norte e Nordeste.

Fonte: Mauricio Lima – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s