Vendas de materiais de construção caíram 6% em fevereiro

Segundo a Anamaco, queda não pode ser entendida como início de desaceleração do setor

Marcelo Scandaroli

As vendas internas de materiais de construção registraram queda de 6% no mês de fevereiro em comparação com janeiro, segundo levantamento da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco). Na comparação com o mesmo mês de 2011, as vendas caíram 2,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, as vendas registraram alta de 4,5%.

“Apesar de preocupante, não podemos entender isto como o início de uma desaceleração, pois as expectativas para março são as mais otimistas medidas mensalmente nos últimos 24 meses”, declara o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste foram responsáveis pelo melhor desempenho nas vendas, já o Nordeste registrou o pior resultado. Dentre os segmentos pesquisados, o de Tubos de PVC é o que tem mantido a maior estabilidade. Já o setor de cimento, mesmo apresentando resultado negativo de 3% neste mês frente a janeiro, teve desempenho estável no comparativo com fevereiro de 2011. Metais, Argamassas, Portas e Esquadrias de Alumínio, Fechaduras e Cadeados apresentaram queda em fevereiro sobre janeiro.

Segundo Conz, a demora do Ministério das Cidades em liberar as regras dos novos financiamentos para material de construção com recursos do FGTS, aprovadas e anunciadas pelo governo no dia 10 de janeiro, também prejudicou o desempenho das vendas.

Fonte: Mauricio Lima – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s