Escritório propõe sistema de ciclovias para Recife

Vias seriam delimitadas pela alteração da sinalização horizontal das pistas, sem alterações físicas

O escritório de arquitetura César Barros, sediado na capital pernambucana, desenvolveu um projeto cicloviário para a cidade apenas com a pintura nas vias, sem a necessidade de qualquer alteração física das ruas. “O projeto pode ser feito de forma imediata, somente com a alteração da sinalização horizontal das pistas”, disse Barros.

Divulgação: César Barros

Ciclovia e BRT seriam integrados às pistas dos carros

Segundo o arquiteto, a proposta engloba quatro grandes rotas que interligam Recife e outros seis municípios da região metropolitana da cidade. Além disso, o projeto prevê a inserção das ciclovias nas rodovias marginais a rios, mananciais e canais da cidade, utilizando-se de arborização para garantir o sombreamento das vias. “As árvores arbustivas não impactam na infraestrutura, são de crescimento rápido e não exigem manutenção complexa”, disse.

O projeto ainda prevê a interligação do sistema cicloviário com o BRT (Bus Rapid Transit) que será ainda implantado na cidade. A ideia é que o BRT siga a mesma proposta, sem a necessidade de grandes alterações físicas, diminuindo o custo e o tempo de implantação. “Tinta nós já temos. Não precisamos criar novas pistas ou construir novas vias. É possível fazer tudo isso de uma forma mais simples”, disse Barros.

As estações seriam instaladas no alinhamento das ciclovias, facilitando o acesso dos pedestres aos ônibus. As paradas possuem bicicletários acoplados, facilitando a interface entre os modais. “Estabelecemos seis tipos de vias possíveis com o pedestre em convivência harmoniosa com a bicicleta, o carro e o ônibus, com a faixa de serviços implantada para o plantio de árvores arbustivas, iluminação e mobiliário urbano necessário”, disse Barros.

Segundo Barros, o projeto foi apresentado ao Instituto da Cidade do Recife, ligado à Prefeitura, que foi criado para planejar a cidade para os próximos anos. O arquiteto deve, ainda, ter uma reunião com secretários de Estado e do Município para detalhar o projeto.

Divulgação: César Barros

Proposta será apresentada à prefeitura

Divulgação: César Barros

Quatro rotas principais ligariam sete municípios

Divulgação: César Barros

Pontos de ônibus com bicicletário integrado

Fonte: Mauricio Lima – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s