Inmetro vai avaliar conformidade de EPIs

Requisitos de avaliação de cintos de segurança, dispositivo trava-quedas e talabartes estão em consulta pública

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) disponibilizou para consulta pública o documento “Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) para Componentes dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para proteção contra quedas com diferença de nível”.

Os EPIS que receberão novas avaliações a partir deste novo documento são o cinturão de segurança, o dispositivo trava-queda e o talabarte de segurança. O objetivo das mudanças é eliminar o risco de acidentes decorridos das falhas dos equipamentos.

Depois dos testes, caso aprovado, o fornecedor deverá aplicar o Selo de Identificação da Conformidade, de acordo com as normas descritas na Portaria 138, publicada em 20 de março de 2012, que determina a realização de consulta pública dos equipamentos. Os fabricantes terão 18 meses, a partir da publicação da portaria, para se adaptar às novas regras e comercializar os produtos no mercado.

O documento para consulta pública ficará disponível no site do Inmetro por 60 dias. As críticas e sugestões devem ser enviadas para a diretoria da qualidade do Inmetro, divisão de programas de avaliação da conformidade, na rua Estrela, 67 – 2º andar – Rio Comprido, CEP 20251-900 – Rio de Janeiro – RJ, ou também pelo e-mail ipac.consultapublica@inmetro.gov.br.

Fonte: Aline Rocha – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s