Confiança da construção tem uma leve melhora em junho após queda em maio, diz FGV

Indicador aponta estabilidade ao alcançar 73,5 pontos ante os 72,9 registrados no mês anterior

Shutterstock

Após registrar em maio o pior nível desde 2010, o Índice de Confiança da Construção (ICST) ficou praticamente estável em junho, ao variar 0,1% em relação ao mês anterior, alçando 73,5 pontos. Este movimento de estabilidade do indicador sucede uma queda de 4,7% em maio. Os dados são da Sondagem da Construção divulgada nesta sexta-feira (26) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o levantamento, apesar da acomodação na ponta, a pesquisa que encerra o semestre mostra o declínio da atividade setorial em 2015. Para a Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE, “as condições financeiras das empresas pioraram e mesmo as expectativas, que registraram melhora neste mês, ainda estão bastante deprimidas, com predominância de projeções de queda da atividade da construção”.

O Índice de Expectativas (IE-CST) avançou 3%, após o recuo de 4% em maio, atingindo 89,9 pontos. Segundo a pesquisa, esse crescimento foi influenciado pelo indicador que mede as perspectivas para a situação dos negócios nos seis meses seguintes, que subiu 5,8% em relação ao mês anterior, alcançando 97 pontos.

Já o Índice da Situação Atual (ISA-CST) apresentou sua sétima queda consecutiva, ao recuar 4,2%, alcançando novo mínimo histórico de 57 pontos. Esse movimento negativo se influenciou pelo indicador que capta a evolução recente da atividade que variou -5,8%, alcançando o menor da série de 55,4 pontos.

Fonte: Evelyn Oliveira – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s