Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo será operada pela iniciativa privada

Governo do Estado trabalha em estudos de modelagem para a concessão, que também contempla a extensão em obras da linha

Divulgação: Governo de São Paulo

Obras de escavação da Linha 5-Lilás

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na terça-feira (21) que vai abrir edital de concessão da Linha 5-Lilás do Metrô. Serão entregues à iniciativa privada tanto os trechos já em operação, entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, quanto os que estão em construção, entre o Largo Treze e a Chácara Klabin. A administração estadual trabalha nos estudos de modelagem financeira e jurídica da concessão, e ainda não divulgou a data prevista para a abertura da concorrência.

De acordo com o governador, a medida irá gerar mais empregos. A licitação deve contemplar apenas a operação e manutenção das dependências da linha, mantendo a Companhia do Metropolitano de São Paulo como responsável pela execução das obras.

A Linha 5-Lilás opera atualmente com sete estações (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze e Adolfo Pinheiro) em 9,6 km de trilhos.

A ampliação, prevista inicialmente para ser concluída neste ano, deverá ser entregue somente em 2018, adicionando 11, 5 km de extensão à linha. Serão construídas as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin – Campo Belo, Água Espraiada, Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin.

A única linha do Metrô paulista operada atualmente pela iniciativa privada é a 4-Amarela, que liga a Estação da Luz ao Butantã e tem quatro estações em construção. De acordo com o governo estadual, também há a possibilidade de concessão das linhas de monotrilho 17-Ouro (Jabaquara-Morumbi) e 15-Prata (Cidade Tiradentes-Ipiranga).

Fonte: Kelly Amorim – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s