Novo Complexo Eólico do Piauí deve ser entregue ainda este mês

Primeira etapa de obras contempla o Parque Picos, com 205 MW de potência instalada

Paulo Barros/Divulgação: Governo do Piauí

O Complexo Eólico Chapada do Piauí I, localizado na Chapada do Araripe entre os estados do Piauí e Pernambuco, terá a primeira fase de obras entregue ainda este mês, de acordo com o Governo do Estado. O empreendimento é composto pelo Parque Picos, que custou R$ 830 milhões em investimentos e tem 205,1 MegaWatts (MW) de potência instalada para gerar energia para o município de Picos por meio de uma parceria entre a Chesf e a norte-americana ContourGlobal.

A segunda etapa das obras, que irá acrescentar 180 MW de potência instalada ao parque, deve ser entregue em janeiro de 2016. No ano seguinte, já com o total de 385 MW instalados, a energia eólica produzida no parque poderá ser comercializada para outros estados, tais como Minas Gerais e Paraná, que já compraram parte da produção prevista.

O projeto conta ainda com a construção de uma subestação e linhas de transmissão para a distribuição de energia. O Complexo Eólico contempla também a Subestação Curral Novo do Piauí II, que será responsável pela captação e elevação da potência da energia eólica, já transformada em energia elétrica, e por enviar a energia à rede de transmissão.

Localizada nos municípios de Bethânia e Curral Novo, no Piauí, e de Santa Filomena, em Pernambuco, a subestação tem capacidade de receber 1200 MW e de absorver dos parques 230 QuiloWatts (QW). O sistema será capaz de elevar a produção para 500 QW, tornando a subestação na maior para energia eólica do Brasil.

Fonte: Kelly Amorim – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s