Ministério Público autoriza estudo do plano urbanístico da Vila Naval, em Recife

Projeto, questionado pela população local, viabiliza a construção de edifícios na área histórica pertencente à Marinha

Divulgação: Prefeitura de Recife

O Ministério Público Federal (MPF) autorizou que a Prefeitura de Recife, em Pernambuco, dê andamento ao projeto urbanístico para ocupação imobiliária da Vila Naval, área pertencente à Marinha do Brasil em Santo Amaro, conforme prevê o Plano Urbanístico Específico para a Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural ZEPH 19 – Hospital de Santo Amaro/Vila Naval.

Em audiência pública realizada na última semana, diversos movimentos sociais questionaram a legalidade do projeto. As comunidades da Ilha de Santa Terezinha e Vila dos Casados, que abrigam 16 mil pessoas, serão diretamente atingidas pelos empreendimentos construídos após a aprovação do projeto de lei, que contempla a abertura de novas vias e o alargamento das existentes.

O Plano Urbanístico divide a Vila Naval em sete lotes, um deles reservado para a construção de um parque linear e outro para a instalação de uma estação de transporte fluvial. Os outros cinco poderão receber novos prédios de 12 a 23 andares, dependendo do distanciamento entre as edificações e os elementos históricos e naturais da área, e área comercial com escritórios e lojas de varejo.

A Associação representante da Ilha de Santa Terezinha encaminhou à administração municipal uma carta que pleiteia a realização de uma nova audiência. “Não somos contra o desenvolvimento do projeto, queremos que ele seja apenas mais humanizado. (…) A gente reivindica mais transparência no processo”, disse Silva.

Quando concluídos os estudos do plano, os documentos serão encaminhados à Câmara dos Vereadores de Recife, que deverá votar o projeto.

Fonte: Kelly Amorim – Piniweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s