Estaleiro de R$ 300 milhões é projetado em SC

Um projeto para construir um estaleiro de R$ 300 milhões em Santa Catarina está em desenvolvimento por Agostinho Leão, empresário responsável por criar o terminal portuário de Navegantes (SC) – hoje pertencente à Triunfo Participações.

Leão, que faz parte da família que vendeu a Matte Leão para a Cola-Cola e que comanda a Empresa Brasileira de Arranjos Navais, diz que o momento de crise é oportuno para empreendimentos como estaleiros.

“As grandes companhias que trabalhavam com a Petrobras perderam credibilidade. A oportunidade é agora. Em três anos, o perfil dos fornecedores [da petroleira] deverá mudar”, afirma.

O empresário pretende aportar recursos próprios no empreendimento, mas também financiar uma parte do capital. O projeto já foi apresentado ao BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

“Só estamos evitando investimento estrangeiro, para não ter de trabalhar com câmbio”, acrescenta.

O estaleiro deverá ter capacidade para construir anualmente três embarcações de pequeno ou médio porte (com até 120 metros de comprimento, como reboques). Outras 36 poderão ser atendidas para reparo.

Um terreno de 240 mil metros quadrados já foi adquirido. A intenção, entretanto, é que o empreendimento seja instalado em uma área total de 450 mil metros quadrados. “Deveremos comprar o restante assim que obtivermos licença ambiental.”

Depois que as obras forem iniciadas, em 12 meses, será possível fazer manutenção de barcos, de acordo com Leão. Para construir embarcações, no entanto, serão necessários mais seis ou oito meses.

Plano de proteção a emprego terá baixa adesão na construção civil

O PPE (Programa de Proteção ao Emprego), do governo federal, não deverá reduzir o ritmo de fechamento de vagas na construção civil, segundo o SindusCon-SP (sindicato do setor).

Poucas empresas do segmento deverão aderir ao plano, na avaliação do presidente da entidade, José Romeu Ferraz Neto. O PPE prevê a redução da jornada de trabalho como uma alternativa para segurar as demissões.

“É um projeto que deverá funcionar em áreas da indústria, como a automotiva. A construção civil tem uma dinâmica diferente em relação ao emprego”, afirma.

“As empresas terão dificuldades para segurar funcionários, mesmo com uma jornada menor, se não houver obras em andamento”, diz.

O nível de emprego na construção civil fechou o primeiro semestre com um recuo de 8,8%, na comparação com o mesmo período de 2014, segundo o sindicato.

No acumulado de 12 meses até junho, foram fechadas 383,8 mil vagas no setor.

Em todas as regiões do país houve quedas em junho, com mais força no Nordeste (-1,26%) e no Sul (-1,12%).

Saldo… A procura do consumidor por crédito caiu 11,6% no primeiro semestre, ante o mesmo período de 2014, segundo a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No segmento não financeiro, a queda foi de 12,6%.

…negativo Em junho, o indicador registrou um recuo de 10,9%. A cautela do consumidor, atrelada a fatores como aumento da taxa de juros e da inflação, está entre os motivos para a redução na busca por crédito, segundo a entidade.

Em curso A participação de empresários brasileiros em eventos de capacitação da Ancham (Câmara Americana de Comércio) subiu 23% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2014, segundo a entidade.

Freio… Cerca de 90% dos consumidores paulistanos não pretendem se endividar nos próximos três meses devido à alta de restrições bancárias e desemprego. A intenção de financiamento caiu 21,1% em julho ante o mesmo mês de 2014.

…de mão Os dados são de uma pesquisa da FecomercioSP, que apontou ainda queda de 13,1% na intenção de tomar crédito em relação a junho passado. O indicador marcou 18,3 pontos e permaneceu abaixo da média (23,8 pontos).

Estudo nas férias A operadora de viagens Agaxtur e a agência de intercâmbios 2be Study fizeram uma parceria para fomentar a venda de pacotes para estudo de idiomas no exterior. Juntos, terão mais de 30 pontos de venda no país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s