Ministério inicia testes na primeira estação de bombeamento do Eixo Norte do Projeto São Francisco

Água percorre nove km até o primeiro reservatório do eixo, Tucutú

Divulgação: PAC

O Ministério da Integração Nacional (MI) deu início na última semana aos testes de comissionamento dos equipamentos hidromecânicos da primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PSIF) em Cabrobó, em Pernambuco.

Além dos testes nas motobombas, que permitem que a água percorra nove km até o primeiro reservatório do eixo, o Tucutú, estão sendo testados os sistemas elétricos e de telecomunicações, válvulas, instrumentos de supervisão, painéis e motores.

O eixo também passou por testes do sistema de fornecimento de energia elétrica em alta tensão, composto pelas subestações de energia e linhas de transmissão.

A primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte tem instalados dois conjuntos de motobombas com capacidade de elevar água a 36 metros de altura. As bombas possuem vazão de 24,8 m³ de água por segundo e cada equipamento pesa cerca de 100 toneladas.

Quando estiverem em pleno funcionamento, as duas bombas levarão a água do rio São Francisco até a barragem de Terra Nova, passando em um percurso de 45 km de extensão por quatro aquedutos e o reservatório de Tucutú.

O PISF contempla a construção de três estações no Eixo Norte e seis no Eixo Leste. Ao todo, as estruturas do Eixo Norte vão elevar a água em 181 metros acima do nível do rio São Francisco. Já no Eixo Leste, serão elevados cerca de 300 metros do nível médio do reservatório Itaparica até o ponto mais alto do canal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s