Porto de Suape contrata pessoal de obra para novo terminal de veículos

Porto de Suape vai investir R$ 7 milhões no novo terminal de veículos que começou a ser construído no ano passado e deveria ter toda a sua estrutura pronta até o final do ano passado, o que não ocorreu.

O piso do terminal foi concluído em 2014. No entanto, não foram realizadas intervenções que permitissem o alfandegamento, processo necessário para o empreendimento movimentar veículos importados (de outros países) e carros a serem exportados por Pernambuco. A fábrica da Jeep, de Goiana, planeja exportar carros pelo Porto de Suape.

Ontem foi assinado o contrato entre Suape e a Construtora SBM Ltda que deve concluir essas obras necessárias ao alfandegamento em 90 dias.

No terminal novo, a empresa fará a construção da parte administrativa, de uma área de manobra para as cegonhas (caminhões que transportam automóveis), banheiros, instalações de segurança, iluminação, cercas e portões, cobertas, rede de esgoto e distribuição de água, além da implantação de guaritas de segurança e subestação elétrica de alta-tensão. Os recursos a serem gastos são do Porto de Suape, que pertence ao Estado.

Para o terminal ficar alfandegado, será necessária mais uma licitação para contratar um sistema de vídeo-câmaras ( que vai gravar tudo que acontece no local) e um sistema de informática com a finalidade de controlar os veículos que estão no pátio. “Estamos definindo os detalhes dessa concorrência, como por exemplo se as câmaras serão alugadas ou se o sistema de informática será usado por uma licença anual ou comprado”, adianta o diretor de Gestão Portuária do Porto de Suape, Paulo Coimbra. Ele diz que os detalhes que estão em aberto devem definir o valor dessa nova licitação e, por isso, não quis “arriscar” um preço para a contratação do serviço.

O novo terminal de veículos de Suape está entre os cinco empreendimentos do porto pernambucano que deverão ter a licitação realizada pelo governo federal no primeiro semestre de 2016 na segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal. Nessa futura licitação, a Secretaria dos Portos (SEP) vai escolher uma empresa da iniciativa privada para operar o empreendimento (o terminal) a ser explorado por uma concessão. “A receita do arrendamento (do terminal) será de Suape, mas a Secretaria dos Portos (SEP) é o elemento que vai coordenar esse processo de licitação”, explica Coimbra.

Geralmente, quando ocorre uma concessão a empresa da iniciativa privada paga pela outorga (para explorar o empreendimento) e pode recolher uma taxa de arrendamento, também pago a quem fez a licitação. A licitação dos terminais de Suape será a primeira realizada depois que a presidente Dilma Rousseff (PT) mudou a lei dos Portos, concentrando a licitação para exploração de empreendimentos portuários em órgãos que pertencem ao governo federal.

O primeiro pátio de veículos de Suape ocupa 3,7 hectares e está em operação desde 2013. No ano passado, movimentou 80 mil veículos das montadoras General Motors (GM) e Volkswagen. O novo terminal tem 15 hectares. Os dois pátios poderão movimentar 200 mil veículos por ano.

Quando as obras e serviços das duas licitações (a que já foi contratada e a que Suape ainda vai lançar) estiverem concluídas, o Porto vai pedir o alfandegamento à Receita Federal, que geralmente conclui o processo em até 90 dias.

Segundo Paulo Coimbra, depois que tudo for finalizado, o Porto de Suape fará a administração do terminal com operadores escolhidos pelos donos da carga e que são credenciados a atuar na estatal. Continuará dessa forma até que assuma a empresa vencedora da concessão.

Ainda de acordo com a assessoria de Suape, as obras contratadas ontem atendem às exigências da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s