Construção civil fechou 365 mil vagas de emprego entre maio e julho, diz IBGE

Indicador registrou queda de 4,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Taxa de desemprego brasileira alcança 8,6%

Shutterstock

construção civil foi o setor que mais perdeu vagas de emprego em no trimestre finalizado em julho na comparação com o mesmo período do ano passado, com o fechamento de 365 mil postos e queda de 4,8%. Os dados foram divulgados na última terça-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao trimestre anterior finalizado em junho, a queda no número de trabalhadores da construção civil ficou em 3,6%, com o fechamento de 265 mil vagas.

A indústria em geral registrou perda de 249 mil vagas no trimestre até julho ante o mesmo período de 2014. Nesse intervalo, agricultura e pecuária fecharam 188 mil postos. Nas demais atividades, houve contratações: comércio (196 mil), transportes (107 mil), alojamento e alimentação (237 mil), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (207 mil), administração pública (190 mil), outros serviços (79 mil) e serviços domésticos (44 mil).

A taxa de desemprego brasileira ficou em 8,6% nos três meses até julho, representando a maior taxa da série histórica do indicador, iniciada em 2012. Nos três meses anteriores, o desemprego havia ficado em 8% e, no mesmo período de 2014, a taxa era de 6,9%.

O IBGE estima que cerca de 8,6 milhões de pessoas estavam desocupadas no trimestre encerrado em julho. Três meses antes, eram oito milhões, o que aponta para uma alta de 593 mil pessoas, com aumento de 7,4% no número de desocupados.

Já o número de pessoas ocupadas no trimestre encerrado em julho foi estimado em 92,2 milhões. O dado não variou estatisticamente na comparação com o trimestre de fevereiro a abril de 2015 e nem na comparação com o mesmo período do ano passado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s