Estudantes da UFRN ganham concurso de ideias para projeto de bicicletário no Recife

Promovida pelo portal Projetar.org, competição recebeu 106 propostas de equipes de diversos estados brasileiros

O Projetar.org divulgou na semana passada o resultado do concurso de ideias para o projeto de um bicicletário próximo à Estação Central de Recife, em Pernambuco. A competição era voltada para estudantes de arquitetura. O vencedor foi o grupo +B1K3S, formado por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O objetivo era pensar na melhor infraestrutura para o transporte de bicicletas na cidade do Recife, assim como no transporte público intermodal. O +B1K3S, dos estudantes Lucas de Menezes Pereira, Ruan Henrique Lima de Araújo, Leonardo Fernandes Dias e Daniel Calderon Altamirano, ganhou, segundo os jurados, pela facilidade de acesso e pela proposta modular, o que possibilita com que o módulo bicicletário possa ser utilizado também como outros equipamentos urbanos.

Em segundo lugar, ficou o grupo AJLM, composto por Leonardo Gabriel Grogg, Joana Fraga Alemar de Souza e Michele Meneses de Amorim, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Das suas principais características, os jurados destacaram a flexibilidade de uso, pois, além de ser um sistema modular, permite que seja rotacionado de acordo com o local onde é inserido.

Já o terceiro colocado, o Curvas de Nível, é formado por João Paulo de Sousa Vicente e Vinícius Souza Valadão, da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo. Como destaques, o trabalho deles contou com o respeito com o entorno e a comunicação visual, muito bem enraizada na cultura do Recife.

Como menções honrosas, os grupos de destaque foram o X+Y, formado por Manoel Belisario Bezerra Viana da Universidad de Valladolid, com grande apelo ambiental e conforto térmico; e o FIETSEN, composto por Maiara Camilotti e por Pedro Magalhaes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com destaque para o sistema de fixação das bicicletas.

O júri foi formado por Caio Smolarek Dias, Múcio Cesar de Juca Vasconcellos e Patrícia Quintella. O Concurso 014 contou com 106 projetos de equipes compostas por participantes de diversos estados brasileiros.

Fonte: Luísa Cortés, do Portal PINIweb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s